-
Arquitetos: Estudio STGO
- Área: 165 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, situado numa zona arborizada da cidade de Funes, tem no seu interior uma antiga piscina e uma casa dos anos 60, que foi demolida para dar lugar às necessidades dos seus proprietários.
O projeto resolve o programa de uma casa de finais de semana, descontraída e sem a complexidade de uma residência tradicional, para acomodar os diferentes membros da família. Entretanto, era importante considerar também que a casa permanecerá fechada durante os dias de semana e na temporada de inverno.
Com base nessas premissas, o objetivo é gerar uma relação muito próxima entre os moradores e o meio ambiente, para isso a casa está localizada no centro do terreno, sem afetar nenhuma árvore existente e aproveitando ao máximo as vistas e a orientação norte na sua lateral.
A volumetria é composta por uma estrutura de concreto aparente que contém o programa necessário em seu interior. Com o recuo dos painéis envidraçados, grandes galerias são geradas em seu perímetro permitindo a entrada da luz solar e controlando-a no verão quando o sol está em sua altura máxima. Desta forma, os espaços íntimos são contidos e privados para que os espaços sociais permaneçam em relação mais próxima com o exterior.
A grade metálica foi utilizada como elemento compositivo e estético da casa. Visto que a edificação permanece por muito tempo sem seus moradores, era necessário que quando fosse fechada por segurança, a luz do sol pudesse entrar e permitir ventilação caso fosse necessário.
O ensaio fotográfico foi feito em diferentes épocas do ano para mostrar como a casa muda de acordo com a posição do sol.